Twitter

Diário de um experimento - Prólogo

Interrompemos a programação normal deste blog (que consiste em ficar semanas sem postar nada) por um motivo de interesse científico: usarei o blog para relatar um experimento que irei conduzir nas próximas duas semanas. Desde meus bons tempos de graduação (talvez até um pouco antes), tenho a convicção de que o período de trabalho pela madrugada é mais produtivo. Durante o mestrado, consegui perceber também que as manhãs que seguem estas madrugadas de trabalho também costumam propiciar uma produtividade bem razoável.

Acho que já comentei com algumas pessoas que meu horário ideal para produzir bem seria dormir à tarde e trabalhar pela noite e pela manhã. Então, resolvi aproveitar estas últimas semanas antes do solstício de verão para avaliar esta hipótese. Meu experimento, então, consiste em manter um 'timetable' um pouco mais estrito durante as próximas duas semanas (mais especificamente até o sábado, 21 de junho), e avaliar se eu realmente consigo me adaptar ao horário e se realmente vai ocorrer um aumento no meu nível de produtividade (que anda muito baixo ultimamente).

A partir de hoje (terça-feira, 10) meus dias vão começar entre às 20h e 22h, horário que pretendo acordar. A partir de então, faço um café, organizo qualquer coisa que seja necessário em casa, e começo a trabalhar até a meia noite. Me mantenho trabalhando em casa até às 6 da manhã, quando paro para um banho e outra refeição e me desloco para o campus, onde fico trabalhando até o meio dia. Ao meio dia, volto para a casa, almoço e vou dormir. No fim de semana, deixarei meio liberado para algum outro programa, desde que isso afete este muito horário planejado de sono.

A idéia de usar o blog para descrever o que está acontecendo é, principalmente, para me sentir um pouco mais de obrigação de relatar este período - o fato de estar na internet implica que outras pessoas podem ler, e aumenta um pouquinho a responsabilidade de escrever (e do que escrever). Farei o possível para tornar a leitura de vocês mais agradável, porém não acredito que será algo muito interessante de ler. Ainda assim, para aqueles interessados, colocarei diariamente um post, mesmo que pequeno, dizendo o que está acontecendo realmente.

Para começar este relato, posso dizer que estou iniciando bem empolgado com a idéia. Passei um fim de semana bem divertido, na companhia da Helena - colega de graduação que veio passar uns dias em London. O fato de levar ela na estação no início desta manhã facilitou o processo de sincronização - fui ao campus cedo pela manhã e trabalhei (mesmo morrendo de sono) até o meio dia, para depois almoçar em casa e dormir. Como meu orientador não estará por aqui nestas semanas, não tenho a obrigação de ir à universidade à tarde, o que possibilita todo o processo.

Bueno, não tenho muito por escrever agora... se estão interessados em saber mais sobre esta minha idéia maluca - ou mesmo para ver quanto tempo eu agüento sem acabar dormindo por um dia inteiro - acompanhem por aqui os próximos episódios desta saga!!!

Forte abraço a todos

0 comentários: